Apenas para que tenhamos dimensão do aumento da procura pela modalidade, vamos analisar um número. De acordo com o Banco Central (BC), em janeiro do ano passado, foram contratados R$ 6,8 bilhões nesse tipo de linha de crédito, o que representa expressiva alta de 46,2% em relação ao mesmo período de 2011.
Tal índice só se tornou possível por conta das condições, já conhecidas do grande público. Quem escolhe o crédito consignado, tem o valor da mensalidade descontado já em folha de pagamento. Alem disso, as tarifas praticadas costumam ser mais baixas do que as impostas em outros modelos de financiamento.
Se isso já não bastasse, o prazo máximo para quitar a dívida é bem extenso: varia de seis a 120 meses. Acha pouco? Então, vamos a um exemplo simples. Você quer comprar um carro 0 km. Depois de escolher o veículo, vai buscar o financiamento para levar o automóvel para casa. Aí, conversando com a instituição financeira, toma um susto: atualmente, não se parcela o valor a ser emprestado em 60 vezes. Tem de ser abaixo disso. Convenhamos: essa situação é complicada para boa parte das pessoas.
O pior é que o exemplo não é mera ficção. Acontece! E sabe por quê? Com o crescimento da inadimplência, as empresas estão restringindo mais o crédito e, com isso, diminuem o máximo de parcelas.
Diante disso, nota-se que há uma grande vantagem. Isso porque o empréstimo consignadomais do que dobra o prazo normalmente estipulado para liquidar a conta. É claro que nem todas as transações vão chegar a 120 prestações, mas a perspectiva de poder ir até este ponto é animadora. É válido ressaltar que nem todo convênio com empresa privada concede tantos meses para que o cliente pague. Em algumas, o período é mais curto outras mais longo.Os empréstimo consignado oferecido na internet não passam de 58/59/60 meses, mas isso também vai depender do tipo de cliente, éempréstimo para militares das forças armadas, éempréstimo para funcionário público ouempréstimo para aposentado do INSS, mesmo assim se o interessado pesquisar bastante, vai sempre achar um local que ofereça melhores condições.
Ah! Quer saber o porquê de o prazo máximo ser tão longo? Nessa modalidade a garantia de pagamento é feito com desconto na folha, esse médoto permite que as instituições fiquem bem mais tranquilas, o que as leva a oferecer prazos maiores e taxas menores.
Apenas um alerta: o empréstimo consignado é uma modalidade realmente atrativa, mas requer certos cuidados. Sempre que quiser recorrer a esta linha de crédito, procure instituições devidamente autorizadas pelo Banco Central. Além disso, lembre-se de que, com o desconto em folha, você já vai comprometer pelo menos 30% da sua renda.
Não se esqueça, quando você compromete uma parte da sua renda com empréstimos, essa será um valor que você não poderá contar, que não vai dar para flexibilizar. Então, pense antes de cair nos encantos do consignado. Analise sua situação e, se estiver seguro de que a parcela não vai atrapalhar, não tem porque não fazer. A CAIXA tem um plano de reorganização financeira para pessoas físicas com consignado em até 240 meses.
Postar um comentário